top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atividades do Instituto Nacional de Meteorologia serão comprometidas por falta de pessoal e recursos a partir de sábado

Sindsef-SP afirma que cortes de orçamento e funcionários terceirizados afetarão previsão e monitoramento do tempo

 

Servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, anunciaram que as atividades do órgão serão comprometidas a partir de sábado (15) devido à falta de pessoal e recursos. O Inmet, serviço oficial de meteorologia do Brasil, destacou-se durante a crise climática atual.

Com a paralisação, podem ser suspensos serviços como previsão do tempo, monitoramento do tempo e emissão de avisos meteorológicos.

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP) divulgou em nota que o Inmet vem perdendo orçamento desde que passou a ser subordinado às secretarias do ministério, em vez de responder diretamente ao gabinete do ministro. Desde 2020, o orçamento do Inmet é insuficiente para manter suas atividades até o fim do ano. Em 2024, os recursos não foram suficientes para chegar ao fim do primeiro semestre, deixando o órgão "sem condições de continuar suas atividades".

A entidade enviou uma carta ao ministério solicitando uma reunião com Carlos Fávaro, titular da pasta, para discutir o orçamento, a recuperação da autonomia do instituto e a falta de profissionais. O Ministério da Agricultura foi procurado pelo Estadão, mas não se posicionou sobre o anúncio dos servidores até a publicação deste texto.

"Com um quadro de pessoal absurdamente restrito, o instituto é extremamente dependente de mão de obra terceirizada, inclusive altamente especializada nos diversos ramos da meteorologia (análise e previsão de tempo, climatologia, modelagem numérica, agrometeorologia, instrumentação meteorológica, banco de dados etc)", diz o comunicado do Sindsef-SP.

A interrupção nos serviços a partir do dia 15 está relacionada ao corte de funcionários terceirizados. "No dia 22 de maio, os colaboradores terceirizados contratados através do convênio Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC) de 2021 foram pegos de surpresa, assim como todo o quadro operacional do Inmet, com a emissão de aviso prévio que se encerra em meados de junho", diz a nota do sindicato.

Segundo a entidade, os terceirizados representam 60% dos meteorologistas operacionais e 100% dos analistas de sistema que mantêm a estrutura do instituto, entre outras áreas.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page