Assembleia Legislativa realiza homenagem pelos 70 anos da Emater/RS-Ascar
- Andrei Nardi

- 21 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Sessão do grande expediente destacou a história e o trabalho dos extensionistas rurais no estado
Uma homenagem ao trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar marcou o grande expediente da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (20/03), em Porto Alegre. A sessão celebrou as sete décadas de atuação da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), reconhecendo a contribuição da instituição nas ações de assistência técnica e extensão rural e social (Aters) no estado.
Deputada Silvana Covatti destaca a importância da assistência técnica no campo
Responsável pela proposição da homenagem, a deputada estadual Silvana Covatti ressaltou o papel fundamental da Emater/RS-Ascar no apoio aos agricultores familiares. Em seu pronunciamento, destacou o trabalho dos extensionistas e o impacto das ações da entidade no desenvolvimento das comunidades rurais.
“Neste momento especial quero agradecer a presença da diretoria e dos extensionistas dessa instituição essencial para o apoio aos agricultores familiares de todo o estado”, afirmou a deputada.
Silvana também relembrou o período em que esteve à frente da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), destacando a parceria com a Emater/RS-Ascar.
“Por isso a importância de valorizar o trabalho que leva conhecimento, tecnologia e manejo do solo aos agricultores”, declarou.
Presidente Luciano Schwerz reforça o compromisso com o desenvolvimento rural sustentável
O presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, agradeceu à Assembleia Legislativa pela homenagem e ressaltou a atuação dos profissionais que integram a instituição em diversas regiões e municípios.
“Quero agradecer à Assembleia Legislativa por esta homenagem, que também é uma homenagem aos nossos colegas extensionistas das diversas regiões e municípios do nosso estado”, disse.
Durante a cerimônia, Schwerz afirmou que liderar a instituição é uma grande responsabilidade e destacou a qualidade dos serviços prestados.
“É uma responsabilidade que estamos seguindo com convicção, com a certeza de que a Emater entrega aos agricultores orientação técnica e social de qualidade”, afirmou.
O presidente também mencionou a importância da assistência técnica para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.
“Fazendo com que o agricultor possa cumprir sua missão de produzir alimentos saudáveis”, completou.
Ao final de sua fala, Luciano Schwerz destacou o empenho dos extensionistas.
“Esse trabalho e dedicação cumprem a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável do nosso estado”, concluiu.
Autoridades e extensionistas acompanham a homenagem
Estiveram presentes na sessão os diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Claudinei Baldissera e Alexandre Durans. Também participaram o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vilson Covatti, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Clair Kuhn, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Sul, José Cleber Dias, e a diretora da Ceasa/RS, Silvana Dalmás.
As galerias do plenário 20 de Setembro ficaram lotadas de extensionistas rurais, que prestigiaram a homenagem aos 70 anos da Emater/RS-Ascar.










