top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do RS aprova recurso que questiona legalidade de corte de incentivos fiscais

Decisão, tomada em votação inédita, foi decidida pelo voto de minerva do vice-presidente da Casa, Paparico Bacchi (PL)

 

Em um movimento inédito, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o recurso que questiona a legalidade do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta o corte de incentivos fiscais decretados pelo governo. A votação resultou em empate, com 23 votos contrários e 23 favoráveis, sendo decidida pelo voto de minerva do vice-presidente da Casa, Paparico Bacchi (PL), que comandava a sessão na ausência do presidente Adolfo Brito (PP).

O PDL agora retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que irá notificar o governador Eduardo Leite (PSDB), que deverá responder em 10 dias à Casa. Apesar disso, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha Costa, já havia sinalizado que, se aprovado o recurso, entraria na justiça para sustar a decisão.

A aprovação é vista como uma vitória da oposição, que se uniu em um movimento para tentar barrar os decretos. As galerias da Assembleia estiveram lotadas e representantes de 17 entidades do comércio e da indústria acompanharam a votação.

Desde o anúncio dos decretos, os setores têm se mobilizado contra a medida. O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), Rafael Goelzer, fez um apelo aos deputados para que mantivessem a discussão dentro do Parlamento.

Antes de votar, Paparico Bacchi já havia deixado os trabalhos para ir à tribuna defender o recurso. Após a votação, classificou o dia como “histórico”. Na tribuna, parlamentares se revezaram para defender a legalidade dos decretos.

Em contraponto, deputados da base alegavam que a discussão foi deturpada ao aliarem a recusa dos recursos a uma suposta defesa do aumento de impostos. Na prática, discutia-se a constitucionalidade do PDL, ou seja, a prerrogativa legal do governo de emitir ou não decretos que interferiam na tributação.

VEJA TAMBÉM

bottom of page