top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aratiba comemora o Dia do Citricultor como destaque na produção de laranjas no RS

Município do extremo norte gaúcho é o segundo maior produtor de laranjas do Estado e conta com programas de incentivo ao setor

 

Nesta quinta-feira (8), os produtores de frutas cítricas, como laranja e bergamota, celebram o seu dia. A data também é motivo de orgulho para o município de Aratiba, pois ele é o segundo maior produtor de laranjas do Estado, com uma área de 390 hectares cultivados.

A importância da citricultura para Aratiba

A citricultura é um segmento relevante do agronegócio de Aratiba, que tem cerca de 6 mil habitantes. A Prefeitura Municipal tem apoiado os produtores com programas de modernização, ampliação e implantação de novos pomares. De acordo com a Secretaria Municipal da Agricultura, há 154 produtores cadastrados no município, que também produzem bergamota em uma área de 26,5 hectares.

A produtividade média da laranja em Aratiba é estimada em 30 toneladas por hectare. A maioria dos produtores (110) possui áreas de até 3 hectares. O município também abriga o maior produtor individual de laranjas do Estado, com 150 hectares de área plantada.

O secretário municipal da Agricultura, Joarez Miechuanski, destaca que o objetivo da pasta é fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva da citricultura, que gera emprego e renda no campo e impacta significativamente a economia local. "Nosso município tem um grande potencial para a produção de frutas cítricas e queremos incentivar os produtores a aproveitarem essa oportunidade", afirma.

Os programas de incentivo à citricultura em Aratiba

O prefeito Gilberto Hendges ressalta que a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo o programa Aratiba + Citrus, que visa incentivar a implantação e expansão racional das áreas de citros; subsidiar e incentivar tecnologias de adubação e manejo dos pomares; aumentar a produtividade dos pomares já existentes e a serem implantados e promover o desenvolvimento integrado da citricultura associada a outras atividades.

Outro programa da Secretaria da Agricultura busca subsidiar em 50% a aquisição de mudas e a aquisição de insumos, como calcário corretivo de acidez de reação imediata e fonte de cálcio e enxofre.


VEJA TAMBÉM

bottom of page