O Rio Grande do Sul vai ter uma grande variação de temperatura nos próximos dias, passando de marcas negativas para valores próximos de 30ºC em algumas regiões. A mudança se deve à entrada de uma massa de ar muito quente que vai substituir a massa de ar frio que dominou o estado desde a semana passada.
Segundo a MetSul Meteorologia, o frio começou a perder força nesta quinta-feira (20/07), mas ainda fez 2,4ºC em São José dos Ausentes, na Serra. A partir desta sexta-feira (21/07), as máximas devem ultrapassar os 25ºC na maior parte do território gaúcho, chegando a 29ºC em alguns locais.
O calor será mais intenso no fim de semana, quando o ar quente vai atingir o seu ápice sobre o estado. As máximas devem ficar entre 25ºC e 28ºC na maioria dos municípios e entre 28ºC e 30ºC em diversos pontos, especialmente da Fronteira Oeste, Noroeste, centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. Em alguns locais, as máximas podem passar dos 30ºC.
O forte aquecimento será favorecido pela atuação de uma corrente de jato em baixos níveis que vai transportar ar muito quente para o estado e trazer vento do quadrante Norte moderado a forte em algumas regiões. Essa corrente de jato é um fluxo de vento intenso na atmosfera que pode influenciar o clima.
A mudança de temperatura será tão grande que as mínimas do domingo devem ser mais altas que as máximas observadas na segunda ou terça-feira desta semana. Na terça-feira (18/07), por exemplo, a mínima no estado foi de -4,2ºC em Pedras Altas, no Sul gaúcho, e a máxima foi de 15,9ºC em São Borja, no Noroeste.
A chuva deve se espalhar pelo estado na segunda-feira (24/07), com risco de temporais.
Commentaires