top of page

Após temporais, região segue sob dois alertas de tempestade para o Norte do RS

  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

Avisos indicam risco de chuva intensa, ventos de até 100 km/h e queda de granizo

A região Norte do Rio Grande do Sul permanece sob dois alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com vigência até as 23h59 desta sexta-feira, dia 20 de fevereiro. Os avisos classificam a situação como “Perigo Potencial” e “Perigo”, com previsão de chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo.

O alerta de “Perigo Potencial” prevê precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, e ventos entre 40 e 60 km/h. Já o aviso de “Perigo” indica volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, danos em estruturas e alagamentos.

O temporal atingiu municípios da região na noite de quinta-feira, dia 19 de fevereiro. Em Getúlio Vargas, a Defesa Civil informou que atendeu ocorrências de queda de árvores e danos no telhado da garagem da Prefeitura. Não houve registro de feridos.

Em Estação, o temporal também provocou destelhamentos e interrupções no fornecimento de serviços essenciais. A Defesa Civil prioriza a entrega de lonas para residências atingidas. O atendimento pode ser solicitado pelo telefone (54) 99602-9449.

Na rede municipal de ensino de Estação, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anjinho da Guarda suspendeu as aulas nesta sexta-feira devido a danos no telhado. Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aurélio Castelli, as aulas foram mantidas, mesmo com falta de energia elétrica e de água no início da manhã. A situação permanece sob monitoramento.

A falta de energia elétrica, registrada em diferentes pontos da região na manhã desta sexta-feira, também comprometeu o funcionamento das estações de bombeamento, o que pode causar desabastecimento de água em parte das cidades afetadas. As concessionárias responsáveis foram acionadas para realizar os reparos na rede.

O Inmet orienta que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível, e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em situações de emergência.

Foto: QQDeu Notícias
Foto: QQDeu Notícias

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page