top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

App Minha Empresa ganha novas funcionalidades para facilitar gestão de pequenos empresários

O aplicativo Minha Empresa, criado pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul para beneficiar as empresas gaúchas integrantes do Simples Nacional, passará a oferecer duas novas funcionalidades, que vão ajudar os empreendedores a gerenciarem seus negócios.

Uma das novas possibilidades já estava sendo aguardada pelos usuários: a autorização para uso de terceiros. Atualmente, somente pessoas com o CPF ligado ao CPNJ da empresa (integrantes do quadro societário) conseguem fazer o login e acessar as informações do app. Com o novo recurso, será possível que outros funcionários ou prestadores de serviço, como contadores, por exemplo, também consigam ver os dados do negócio.

A outra nova funcionalidade diz respeito ao Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS), documentação utilizada para declaração mensal obrigatória pelas empresas integrantes do sistema de tributação simplificada. Apesar de o PGDAS ser entregue ao governo federal, o app gaúcho vai começar a gerar um documento com as informações necessárias aos empresários, como uma espécie de “declaração pré-preenchida”. O objetivo é auxiliar no cálculo e oferecer mais segurança aos donos de negócios, para que mantenham a regularização no Simples Nacional.

Os dois novos recursos estão entre os assuntos que serão abordados na décima reunião do Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT), que ocorre na próxima quinta-feira (31/8), durante a Expointer.

O Minha Empresa foi lançado há quatro meses e já registrou 2,1 mil downloads. No total, 740 empresas estão cadastradas e usufruindo dos benefícios do app.

Segundo cálculos da Receita Estadual, a ferramenta pode beneficiar até 200 mil empresas gaúchas, sendo 10,1 mil do setor agropecuário.

O app está disponível para download no Google Play e na App Store.

Ascom Sefaz / Divulgação

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page