Estado é um dos que mais reportou infrações desde o início da campanha eleitoral, com foco nas disputas para o cargo de vereador
Desde o início oficial da propaganda eleitoral em 16 de agosto, o Rio Grande do Sul já registrou 1.271 denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta, que permite que os eleitores denunciem infrações, tem sido um recurso importante na fiscalização das campanhas no estado.
Cerca de metade das denúncias registradas no estado está relacionada a campanhas para o cargo de vereador. O aplicativo Pardal, disponível para sistemas Android e iOS, foi lançado em 2012 e tem sido aprimorado ao longo dos anos, com a principal novidade deste ano sendo a possibilidade de denunciar irregularidades em campanhas na internet.
O Pardal fortalece o poder de polícia da Justiça Eleitoral, permitindo a remoção de propagandas irregulares. Todas as denúncias são encaminhadas a um juiz eleitoral, que toma as providências necessárias. Os eleitores que utilizam o aplicativo recebem um número de protocolo e podem acompanhar o andamento do caso pelo Pardal Web.
Além do Pardal, o TSE oferece o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que permite denunciar casos como desinformação, incitação à violência, uso indevido de Inteligência Artificial e discursos de ódio.
Comments