top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aplicativo do IPVA RS retoma funcionamento com novas medidas de segurança

Usuários devem utilizar login gov.br para acessar serviços e realizar pagamentos

 

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), juntamente com a Receita Estadual (RE), anunciou a retomada do funcionamento do aplicativo do IPVA RS após uma atualização focada em aumentar a segurança no acesso aos dados dos usuários. A manutenção, que ocorreu na última semana, agora permite que o aplicativo funcione normalmente, assim como o site atualizado na última sexta-feira (5/4), ambos exigindo o uso do login gov.br para acesso.

Desde terça-feira (9/4), os usuários serão redirecionados automaticamente para o cadastro federal ao gerar o QR Code para pagamento do IPVA, seja à vista ou por parcelas via Pix, além das taxas de licenciamento, multas, consultas e quitações de anos anteriores.

O pagamento do IPVA 2024 via Pix está disponível em mais de 760 instituições financeiras. Para aqueles que não possuem um login gov.br, é necessário realizar o cadastro ou buscar a rede credenciada, que inclui Banrisul, Bradesco (apenas para correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal, para efetuar o pagamento do imposto.

Contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA via Pix devem gerar um novo QR Code mensalmente para pagar cada parcela dentro do prazo estabelecido e manter o benefício do parcelamento.

Instruções de Acesso

O aplicativo do IPVA RS está disponível para download em dispositivos móveis através da Play Store para Android e da App Store para iOS. Para computadores ou notebooks, o acesso aos serviços se dá pelo site do IPVA RS, utilizando o login da conta gov.br, que requer selos de nível prata ou ouro. Instruções para alcançar esses níveis podem ser encontradas no site gov.br.

Vencimentos por Placas

O vencimento do IPVA por placas ocorrerá entre os dias 24 e 30 de abril, conforme o cronograma da RE. Os contribuintes que efetuarem o pagamento neste período não receberão o desconto de antecipação, mas poderão usufruir das reduções dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, se elegíveis. Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, é necessário acessar o site ou aplicativo do IPVA RS com autenticação pelo login gov.br.

O governo do Estado do Rio Grande do Sul alerta que não envia links ou boletos de cobrança do IPVA por meios eletrônicos. É essencial que os motoristas verifiquem as informações do beneficiário do Pix antes de realizar o pagamento, assegurando que os dados correspondam aos oficiais:

  • Nome: Ipva Sefaz/RS

  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

  • Instituição: Banco do Estado do RS S.A

  • Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080 Banco do Estado do RS S.A.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page