Problema começou na noite de quinta-feira (18) e já impacta aeroportos, bancos e redes de telecomunicação em diversos países
Um apagão cibernético de grandes proporções está provocando atrasos em voos e afetando serviços bancários e de telecomunicação em todo o mundo nesta sexta-feira (19). Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas suspenderam voos no início da manhã devido a "problemas de comunicação", informou a Administração Federal de Aviação (FAA).
A situação também se repete em aeroportos de Berlim (Alemanha), Amsterdã-Schiphol (Holanda), Hong Kong e em todos os aeroportos na Espanha. Na Suíça, o aeroporto de Zurique também suspendeu pousos. O apagão cibernético se estendeu além do setor aéreo, afetando hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.
No setor de mídia, a programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal ABC e a empresa de telecomunicações Telstra relataram falhas graves. Telstra atribuiu os cortes a problemas globais que impactaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
A Microsoft declarou que está tomando "medidas" para mitigar a situação e identificou a causa do problema, que começou na noite de quinta-feira (18), afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. A empresa comunicou que os serviços estão mostrando melhorias contínuas.
A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o apagão está relacionado com uma "plataforma de software de terceiros" e não há evidências de envolvimento de hackers. Companhias aéreas como Air France, KLM (Países Baixos), Ryanair (Irlanda) e três empresas indianas, IndiGo, SpiceJet e Akasa Air, também relataram problemas.
No Brasil, correntistas de bancos como Bradesco, Neon, Next e Banco Pan reclamaram que os aplicativos das instituições financeiras estão fora do ar, segundo o site Downdetector.
Comments