APAE de Getúlio Vargas promove programação especial para a Semana da Pessoa com Deficiência
- Andrei Nardi
- há 9 horas
- 2 min de leitura
Com o tema “Inclua nossa voz!”, evento terá palestras, caminhada, cinema e atividades de integração de 18 a 28 de agosto
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Getúlio Vargas realiza, entre os dias 18 e 28 de agosto, a sua “Semana Especial”, alinhada à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação local, que se estende por dez dias, inclui uma série de atividades voltadas à conscientização, inclusão e celebração, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
Instituída por lei federal, a semana nacional acontece oficialmente de 21 a 28 de agosto e busca, em 2025, dar protagonismo às pessoas com deficiência, respeitando suas escolhas e expressões. O objetivo é combater o capacitismo e reafirmar que a inclusão é um dever de toda a sociedade.
Programação em Getúlio Vargas
As atividades em Getúlio Vargas começam na segunda-feira, 18 de agosto, com a divulgação da programação em rádios locais e se estendem com eventos diários.
18 e 19 de agosto: Divulgação na Rádio Sideral (dia 18, às 7h30) e Rádio Abaúna (dia 19, às 10h30).
20 de agosto: Palestra com o tema “Quais são os direitos da pessoa com deficiência?”.
21 de agosto: Realização do “Pedágio do Carinho”.
22 de agosto: Sessão de cinema no Sindicato Rural, com lanche especial oferecido pelo Lions Clube.
25 de agosto: Caminhada pela conscientização e inclusão, seguida de lanche com apoio da Casa da Amizade e do Rotary Club.
26 de agosto: Dia de integração no Ginásio Municipal, recebendo pela manhã a Escola Estadual Campos Sales, de Floriano Peixoto, e à tarde a APAE de Barão de Cotegipe e a Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (ADAU) de Erechim.
27 de agosto: Missa na Igreja Matriz Imaculada Conceição, às 19h.
28 de agosto: Encerramento com um almoço de integração para todos os atendidos pela APAE no salão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com show da Banda Céu e Cantos.
A arte de divulgação do evento local foi criada pelos alunos Janaine Grünevald Raiher e Nicolas José Da Silva Ortiz.
