top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa aprova registro de primeira vacina para bronquiolite

A vacina Arexvy, da GlaxoSmith Kline, é indicada para prevenção da doença do trato respiratório inferior em adultos com 60 anos ou mais.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina Arexvy, produzida pela empresa GlaxoSmith Kline, nesta segunda-feira, 4 de dezembro. A vacina é destinada à prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI), causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

Primeira vacina contra VSR no Brasil

Esta é a primeira vacina registrada no Brasil para combater o VSR, que é o principal vírus causador de bronquiolite, uma inflamação nos bronquíolos, pequenas vias aéreas dentro dos pulmões.

Uso aprovado em adultos com 60 anos ou mais

A vacina Arexvy foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. A aplicação é feita de forma intramuscular e em dose única.

Tecnologia de proteína recombinante

A tecnologia utilizada na vacina é a de proteína recombinante. Nesse processo, uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é produzida industrialmente e utilizada para estimular a produção de anticorpos, que são responsáveis pela imunidade do organismo contra o vírus.

Registro prioritário devido à gravidade da doença

O pedido de registro da vacina foi classificado como prioritário, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 204/2017, por se tratar de uma condição séria e debilitante. A doença tem grande impacto público, principalmente na faixa etária atingida, que apresenta alto índice de hospitalizações causadas pela infecção pelo VSR.


VEJA TAMBÉM

bottom of page