Aneel anuncia bandeira verde nas contas de energia elétrica para janeiro de 2026
- Andrei Nardi
- há 1 hora
- 1 min de leitura
Decisão elimina cobrança adicional na fatura; redução ocorre após taxas em novembro e dezembro
A conta de luz não terá cobrança de taxa extra em janeiro de 2026. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a aplicação da bandeira verde para todo o país, o que interrompe a sequência de meses com custos adicionais provocados pela escassez de chuvas e uso de termelétricas.
A mudança representa um alívio imediato no orçamento dos consumidores. Em dezembro de 2025, a bandeira amarela adicionou R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Já em novembro, a taxa foi ainda maior, com a bandeira vermelha patamar 1 custando R$ 4,46 extras a cada 100 kWh.
Melhora nos reservatórios
Segundo a Aneel, o retorno da bandeira verde foi possível devido à manutenção do volume de chuvas e à recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas nos últimos dois meses. Com as condições favoráveis de geração, a necessidade de acionamento das usinas termelétricas — que possuem custo de produção mais elevado — foi reduzida.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza mensalmente o custo real da energia produzida. Para janeiro, as condições de geração são consideradas favoráveis, o que permite a tarifa base sem acréscimos para consumidores residenciais, comerciais e industriais.










