top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AMAU participa de encontro sobre educação em saúde coletiva para 147 municípios

Erechim recebeu nesta quarta-feira, 2, o I Encontro Macrorregional de Educação em Saúde Coletiva, que reuniu representantes de 147 municípios da Macrorregião Norte do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na Universidade Regional Integrada (URI) e teve como tema “Implementando a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Coletiva”.

O encontro foi organizado pelo Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, em parceria com a Escola de Saúde Pública do RS, a URI, a Comissão Estadual Permanentes de Integração Ensino-Serviço, a Comissão Intergestores Regional e a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU).

O objetivo do encontro foi promover uma ampla discussão sobre educação permanente em saúde coletiva, que é um processo de aprendizagem que visa qualificar os trabalhadores e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as necessidades da população e do território.

O encontro contou com palestras de especialistas, como Teresinha Valduga, diretora da Escola de Saúde Pública do RS, Liani Rigi, da Universidade de Santa Maria, e Patrícia Benites, da Escola de Saúde Pública. Também houve atividades práticas, que serviram para trocar experiências entre os participantes e aplicar os conhecimentos em seus municípios.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador da 11ª Coordenadoria de Saúde, Mario Luiz Ceron, que destacou a importância de encontros dessa natureza para interagir, pensar e buscar soluções para a saúde pública. O vice-presidente da AMAU e prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, também participou da abertura e lançou um desafio aos presentes: “Como nos preparar para o momento em que teremos mais mortes que nascimentos? As pessoas estão vivendo mais e não têm no grupo da família pessoas para cuidar dos idosos”.

O encontro foi uma oportunidade para fortalecer a rede de educação em saúde coletiva na Macrorregião Norte do RS, que abrange quatro coordenadorias de saúde e 147 municípios.


VEJA TAMBÉM

bottom of page