Maquinários e recursos serão enviados para reconstrução e apoio às áreas devastadas
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizou, nesta quinta-feira (16) uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir estratégias de apoio aos municípios do Vale do Taquari, severamente afetados pelas recentes enchentes. A reunião contou com a participação on-line de Edmilson Busatto, presidente em exercício da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) e prefeito de Bom Retiro do Sul, e do Major Felipe Ghidini Stangherlin, Comandante do Gabinete de Crise do Vale do Taquari, além de uma ampla presença dos prefeitos do Alto Uruguai.
Durante a assembleia, foi criada uma força-tarefa composta por 32 municípios que contribuirão com equipamentos como escavadeiras, bobcats, retroescavadeiras, caminhões tanque, caminhões caçamba, caminhões prancha e combustível. O objetivo é auxiliar na reconstrução das áreas atingidas. Um comboio com todo o maquinário partirá de Erechim na próxima segunda-feira, 20, às 5h, do Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE).
Edmilson Busatto relatou a situação crítica dos municípios do Vale do Taquari e expressou gratidão pela solidariedade da AMAU: “Meu município não foi tão atingido, mas outros foram completamente destruídos”. Major Ghidini Stangherlin explicou a logística de recepção e atuação das equipes e maquinários na região: “Vocês chegarão aqui num lugar que iremos determinar juntos, e serão recebidos por uma equipe que dará o encaminhamento e o suporte onde cada máquina irá atuar”.
A definição final sobre a quantidade de máquinas que se deslocarão para o Vale do Itajaí ocorrerá hoje, 17, após o retorno de todos os municípios. Josiel Griseli, presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, destacou a união e o compromisso da associação em tempos de adversidade: “Estamos juntos para ajudar a reconstruir esses municípios, pois precisamos uns dos outros para reerguer o nosso Estado”.
Paulo Polis, prefeito de Erechim, ressaltou o espírito coletivo da região: “Todo o RS está sofrendo com a situação que estamos atravessando. E nós precisamos nos doar, nesse momento, e nos colocar no lugar daqueles gaúchos que perderam tudo”. Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul e recém-eleito presidente da Famurs, também reforçou a importância da ação coletiva: “Mais uma vez estamos demonstrando que no Alto Uruguai, o ‘P’ de pessoas, vem na frente do ‘P’ de partidos”.
Esta iniciativa da AMAU é mais uma entre as várias ações do Alto Uruguai em prol dos atingidos pelas enchentes, demonstrando a solidariedade e o voluntariado ativo da região.
Comments