ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

AMAU entrega documento ao Ministro Onix Lorenzoni solicitando auxílio para a execução da BR 153


O presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, acompanhado de diversos prefeitos da região, participou da reunião-almoço com o Ministro do Trabalho e Previdência, Onix Lorenzoni, nesta segunda-feira, 21, na ACCIE. Na oportunidade, Soligo, logo após o seu pronunciamento, entregou ao Ministro um documento solicitando, em nome da AMAU, encaminhamento ao Governo Federal de duas demandas de extrema importância para a região:


A primeira, auxílio na destinação de recursos para a execução da BR 153 – Transbrasiliana, trecho de 68 km que liga Erechim a Passo Fundo, cuja obra é considerada estratégica para o desenvolvimento do Norte do Rio Grande do Sul.


A segunda demanda foi para auxílio na rápida liberação dos recursos aos 32 municípios que compõe a AMAU, que decretaram Situação de Emergência, todos já homologados pelo Governo do Estado e reconhecidos pelo Governo Federal, em virtude da forte estiagem que assolou a região.


AGO DA AMAU


O Ministro Onix Lorenzoni era esperado, mais cedo, na Assembleia Geral Ordinária da AMAU, realizada no Anfiteatro da URI, porém, em razão do tempo, não houve condições para o pouso em Erechim, tendo ocorrido em Chapecó e o deslocamento de carro até Erechim.


Durante a Assembleia foram tratados dois assuntos de interesse de todos os prefeitos: a questão do reajuste do piso salarial dos profissionais da Educação, que irá impactar diretamente no índice de gastos de pessoal dos municípios; e a nova lei que estabelece algumas flexibilizações em relação às áreas próximas a rios e córregos, que poderá consolidar situações já existentes em diversos municípios.


Os dois temas foram abordados pelo assessor jurídico da AMAU, Marcos Gritti, que explanou detalhadamente sobre as legislações existentes e esclareceu diversas dúvidas dos prefeitos.


Antes do final, o prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek (Neninho) convidou todos os prefeitos para a programação alusiva ao aniversário de 30 anos do município, a ser realizada de 11 a 19 de março. Também participou da Assembleia dos prefeitos o deputado estadual Paparico Bacchi.

VEJA TAMBÉM