top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AMAU: Comitê de Atenção ao Coronavírus faz recomendações frente ao aumento de casos de Covid

Em 7 dias, 168 novos casos de covid-19 foram confirmados na região

 

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou, em caráter emergencial, reunião extraordinária nesta quinta-feira, 6, para avaliar o cenário pandêmico da R16. Segundo o último boletim, divulgado na tarde de quarta-feira, 5, a região contabilizou 206 casos ativos da Covid-19, o que preocupa os membros do colegiado e as autoridades de saúde.


Para se ter uma ideia, em 29 de dezembro de 2021, o Alto Uruguai mais os municípios de Nonoai e Rio dos índios (que integram a R16) registravam apenas 38 casos ativos; número que subiu para 206, num incremento de mais 168 casos num curto espaço de tempo.

“Estamos verificando pelo relato dos secretários de saúde um aumento considerável por testagem, o que deve elevar o número de casos ativos nos próximos dias”, antecipa o Comitê.

Ações imediatas


Conforme o membro do Comitê Jackson Arpini, até o momento, porém, a região não evidencia ascensão nas internações hospitalares. “O que verificamos é um aumento expressivo nas contaminações, o que requer ações imediatas de conscientização e prevenção”, sustenta.


Por isso, durante a reunião do colegiado foi deliberado que serão ampliadas as ações de conscientização e prevenção – com material orientativo já distribuído à imprensa.

“Precisamos nos antecipar aos fatos e retomar todas as medidas preconizadas, com o maior rigor, para que não tenhamos episódios negativos no cenário regional”, avalia Arpini.

Álcool gel, uso de máscara e vacinação


O Comitê chama atenção para a necessidade da adoção com rigor das medidas como higienização das mãos, utilização de álcool gel, uso da máscara de proteção individual e evitar a aglomeração de pessoas, para minimizar a transmissão do vírus. Também faz um chamamento para que as pessoas busquem realizar a imunização contra a Covid e Influenza, ambas ofertadas gratuitamente pelas unidades básicas de saúde, no sentido de ampliar a cobertura vacinal para ambas as enfermidades.


Testagem


A reunião também deliberou que a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde vai informar aos municípios da área de abrangência a disponibilidade de testes de antígenos em estoque e dos protocolos, encaminhamentos e logística para envio dos testes RT-PCR ao Laboratório Central, em Porto Alegre.


Conscientização e prevenção


Os membros do Comitê entendem que diante do novo cenário, “as ações prioritárias são a conscientização e prevenção, a fim de evitar danos maiores”. Para Jackson Aprini, considerando que “estamos iniciando um novo ano, com perspectivas boas”, não é hora de perder o que se conquistou.

VEJA TAMBÉM

bottom of page