top of page

Agricultores de Getúlio Vargas apresentam experiência com tomate rasteiro orgânico em tarde de campo

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 15 de jan.
  • 2 min de leitura

Propriedade em Ventarra Baixa recebe tarde de campo nesta quinta-feira com relatos técnicos sobre manejo sustentável

Agricultores da região de Getúlio Vargas apresentam nesta quinta-feira, 15 de janeiro, experiências e técnicas de manejo de tomate rasteiro orgânico na propriedade de Rui e Ivete Valença, na Comunidade de Ventarra Baixa. A atividade ocorre a partir das 16h, às margens da ERS-135, no quilômetro 59, com realização da Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (SUTRAF-AU) de Erebango, Estação, Erechim, Floriano Peixoto e Getúlio Vargas.

A programação inicia às 16h com visitação à unidade de produção de tomate. Às 16h45, ocorre apresentação de relato de experiências e abordagem técnica sobre manejo de tomate rasteiro orgânico. O encerramento está previsto para as 18h, com lanche aos participantes.

Cooperativa reúne mais de 3 mil agricultores familiares

A Cooperativa Nossa Terra possui no seu quadro social mais de 3 mil agricultores familiares, 18 cooperativas associadas e mais de 50 agroindústrias. Sua área de atuação comercial se espalha por todo o território nacional, com foco principal nos programas institucionais do Governo Federal. A cooperativa também atua com vendas no atacado e varejo, além de organizar feiras locais.

A entidade possui cinco unidades operacionais na região, incluindo o centro de distribuição em Paulo Bento, o centro comercial em Erechim, a unidade de cereais em Ponte Preta, a unidade de feijão em Prudentópolis (PR) e o centro administrativo em Erechim. A estrutura apoia a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a economia regional.

Tomate rasteiro orgânico preserva solo e aumenta produtividade

O cultivo de tomate orgânico vem crescendo no Rio Grande do Sul com apoio técnico da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar). A técnica sustentável revoluciona o cultivo de hortaliças com foco na preservação do solo e aumento da produtividade, proporcionando alimentos frescos e de qualidade sem comprometer o meio ambiente.

O tomate rasteiro da variedade Rio Grande é indicado para saladas e uso industrial, com resistência a doenças como Verticilium e Fusarium. O ciclo até o início da colheita é de 120 dias, com frutos de formato globular achatado, peso comercial de cerca de 200 gramas e altura comercial de sete centímetros.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page