ACCIAS integra projeto nacional para fortalecimento de entidades empresariais
- Andrei Nardi

- 18 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Iniciativa coordenada pela Microempa de Caxias do Sul e Federasul, em parceria com a CACB e Sebrae, visa qualificar a gestão e a representatividade de 48 associações gaúchas
A Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços (ACCIAS) é uma das 48 associações comerciais e empresariais do Rio Grande do Sul que participam do programa nacional “Melhoria da Representatividade das MPEs”. Com o objetivo de qualificar sua atuação como entidade empresarial, a ACCIAS busca fortalecer a capacidade de representar e apoiar seus associados. A ação faz parte do projeto Empreender, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae Nacional.
No Rio Grande do Sul, a atividade é coordenada pela Microempa de Caxias do Sul, em parceria com a Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul). O presidente da ACCIAS, Roberto Paulo Galina, esteve presente em encontros com representantes das demais entidades participantes.
Metodologia e objetivos do programa
O projeto prevê o envio de técnicos especializados para apoiar as entidades na implementação de novas metodologias e estratégias. A ACCIAS receberá um diagnóstico detalhado dos pontos a serem aprimorados, acompanhado de um plano de execução que será monitorado e colocado em prática de forma colaborativa.
A iniciativa contempla diversas etapas, como a sensibilização de presidentes, capacitação de executivos, Diagnóstico Organizacional e Planejamento Estratégico. Ao final das ações, todas as entidades serão avaliadas e receberão uma certificação com selo bronze, prata ou ouro, conforme as melhorias aplicadas. O foco é aprimorar pilares como gestão, finanças, processos, cultura associativista e geração de valor para os associados.
Abrangência e coordenação
O programa tem uma ampla abrangência nacional. “Com a participação de 349 entidades em 16 Estados, a ação cria uma base sólida para que essas organizações atuem com ainda mais eficácia como representantes do setor produtivo”, reforça a gerente do programa Empreender da CACB, Anna Carolina Mauger.
Após a fase de diagnóstico, o projeto segue agora para as etapas de implementação, com foco na transformação prática das entidades participantes.










