top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertura do Fórum de Educação aborda neurociência e desafios educativos em Getúlio Vargas; evento segue até sexta-feira (26)

Evento destaca a importância da avaliação e das aprendizagens entre saberes e fazeres, promovendo a formação continuada dos professores da região

 

O XXVIII Fórum Municipal de Educação, juntamente com o XXV Fórum Regional de Educação e o XXIV Fórum Nacional de Educação, iniciou na quarta-feira (24), no Auditório do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU), em Getúlio Vargas. O evento, que contou com a participação de autoridades municipais e regionais, professores, estudantes e imprensa, tem a temática: Entre saberes e fazeres, a avali(ação) e as aprendizagens. A cerimônia de abertura foi realizada pela Artus Escola de Dança. Em seguida, a conferência de abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Guilherme Nogueira, que abordou as contribuições neurocientíficas para os processos de aprendizagem e educação, sob a mediação do Prof. Dr. David Anderson Zanoni, secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas.

Objetivos dos Fóruns:

  • Promover a formação continuada dos professores das redes Municipal, Estadual e Privada do município de Getúlio Vargas e da região.

  • Refletir acerca dos processos educativos de modo a qualificar o processo de ensino-aprendizagem, entrelaçando teoria e prática.

  • Proporcionar o envolvimento entre os profissionais da educação, possibilitando a reflexão acerca dos desafios relativos à educação, às necessidades e demandas, bem como aos compromissos subjacentes ao processo de ensino-aprendizagem.

Programação:

25/07/2024 - Quinta-feira (noite)

  • Local: Auditório UNIDEAU

  • 19h: Momento cultural - Uma luz no caminho - Beto Capoeira

  • 19h15min: Lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos

  • 20h: Simpósios Temáticos

  • Local: Salas de aula - UNIDEAU

  • Eixos Temáticos:

  • Processo ensino-aprendizagem/Metodologias

  • Avaliação

  • Gestão

  • Educação Inclusiva

26/07/2024 - Sexta-feira (manhã) - Oficinas Pedagógicas

  • Local: Salas de aulas - UNIDEAU

  • Horário: 8h30 às 11h30

  • Temas e Oficineiras:

  • Educação Infantil - BNCC: como trabalhar campos de experiência na Educação Infantil?

  • Prof. Talita Luana Bandurka

  • Educação Infantil - BNCC: como avaliar campos de experiência na Educação Infantil?

  • Prof. Ms. Rosângela Fátima Dalagnol

  • Anos Iniciais - BNCC: como trabalhar por competências nos Anos Iniciais?

  • Prof. Jussiele Zorzetto Pereira - UNIDEAU e Prof. Renata Sancher Regauer - UNIDEAU

  • Anos Iniciais - BNCC: como avaliar por competências nos Anos Iniciais?

  • Prof. Maristela Postal Bombana

  • Anos Finais - BNCC: como trabalhar por competências nos Anos Finais?

  • Prof. Ms. Gean Zimermann da Silva - UNIDEAU

  • Anos Finais - BNCC: como avaliar por competências nos Anos Finais?

  • Prof. Dra. Elisabete Maria Zanin - URI

  • Linguagem - Avaliando a linguagem na perspectiva fonoaudiológica

  • Fonoaudióloga Soraia Boscatto

  • ERER - A cultura afro por meio de histórias e estórias

  • Prof. Ms. Sandra Ferreira Lima

  • Manejo e estimulação cognitiva em sala de aula nos transtornos do neurodesenvolvimento

  • Prof. Dra. Jacqueline Raquel Bianchi Enricone - URI e Prof. Dra. Hosana Alves Gonçalves - IENH e Conectare NeuroPsi - atendimento, formação e conexões em neuropsicologia.

  • Gestão - As avaliações externas como ponto de partida para o plano de ação da gestão

  • Prof. Ms. Sandra Mariz Negrini

26/07/2024 - Sexta-feira (tarde)

  • 13h: Conferência

  • Tema: Avaliação: como aproximar as práticas aos discursos?

  • Conferencista: Prof. Dr. Jerônimo Sartori - UFFS

  • Mediação: Prof. Ms. Ivonei Fabiano Grolli - UNIDEAU

  • 16h: Encerramento

  • Tema: Laços que eternizam

  • Conferencista: Prof. Sandra Ferreira Lima - Brinquedo Encantado

  • Mediação: Prof. Dra. Jacqueline Raquel Bianchi Enricone - URI

Clique na imagem para ver em tamanho maior. Fotos: Andrei da Silveira Nardi / Grupo Sideral de Rádios


Comentários


VEJA TAMBÉM

bottom of page