O 13º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas está pronto para começar na quinta-feira, 14, com a chegada da Chama Crioula. A cerimônia terá a participação de autoridades, tradicionalistas, imprensa e convidados. O evento tem o apoio do Pró Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e Fundo de Apoio à Cultura (FA).
O Acampamento Farroupilha vai até o dia 20 de setembro, com uma variedade de shows com cantores nativistas, atividade educativa por meio de Oficinas Campeiras, apresentações artísticas dos CTGs, programa de rádio, Missa Crioula e Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro, seguido da cerimônia de encerramento. Durante todo o evento, os galpões estarão abertos para visitação.
O Patrono da Semana Farroupilha de Getúlio Vargas é o tradicionalista Valdir Barbosa Granja e o tema dos Festejos Farroupilhas é o “Centenário da Revolução de 1923”. A Comissão Organizadora do 13º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas é formada pelo Executivo Municipal, por meio de todas as Secretarias Municipais, em parceria com Brigada Militar, ACCIAS, CDL e entidades acampadas.
O Patrono
Valdir Barbosa Granja, nascido em 08 de janeiro de 1948, em Sertão, filho de José Barbosa Granja e Laura Labres Granja, que moravam na fazenda do sinhozinho Borges, seu padrinho, em Butiá Grande. Em 1962, veio para Getúlio Vargas, onde estudou no Colégio Padre Manoel da Nóbrega, onde também começou a se envolver com o tradicionalismo, participando do grupo de danças do colégio. Esse grupo foi o embrião do atual DTG Laços da Amizade.
Em uma apresentação do grupo de danças, em frente ao bar do Bico Fino, onde também tinha o programa tradicionalista “Oh de Casa”, seu padrinho lhe deu um poncho, dizendo que “este menino seguiria firme nas tradições do Rio Grande”, o que emocionou seu pai, Sr. José, que passou a apoiar o tradicionalismo, inclusive doando quatro pinheiros para a construção do atual CTG Tropilha Crioula de Getúlio Vargas.
Depois, mudou-se para Santo Alberto, Lajeado Pavão, onde cresceu e conheceu Marinez Mecca, com quem se casou em 24 de abril de 1970. Tiveram dois filhos: Ricardo e Angelita, que lhe deram quatro netas. Marinez sempre foi sua companheira no tradicionalismo.
Em 1972, voltou para Getúlio Vargas, entrando no serviço público estadual, na Inspetoria Veterinária, onde ficou por 52 anos, trabalhando como guarda sanitário, vacinador e auxiliar de serviços rurais. Com grande participação em grupos de cavalgada, foi um dos primeiros integrantes da Cavalgada da Integração, que acompanha há 30 anos. Participou também do Grupo da Cavalgada do Mercosul, que em outubro de 1998 fez a Cavalgada para Laguna-SC, onde colocaram uma placa no monumento de Anita Garibaldi.
Sempre colaborou com o movimento tradicionalista, apoiando na criação dos CTGs Tropilha Crioula, CTG Getúlio Vargas, Tropilha da Serra de Estação, Tropeiro Velho de Floriano Peixoto e Herança dos Tauras de Ipiranga do Sul, participando de eventos, programas de rádio e principalmente se dedicando ao verso de improviso em trovas.
Programação
14/09 – Quinta-feira
14h – Ação Educativa: Oficinas Campeiras
19h - Abertura Oficial do 13º Acampamento Farroupilha
Recebimento da Chama Crioula
21h - Show Cesar Oliveira e Rogério Melo
22h30 – Show Cantar Galponeiro
15/09 – Sexta-feira
14h – Ação Educativa: Oficinas Campeiras
21h - Show com Cristiano Quevedo 23h - Grupo Bate Coxa
16/09 – Sábado
21h - Show com Luiz Marenco
23h - Fandango Serrano
17/09 – Domingo
15h - Baile para a melhor idade com Nelson Krasuski
18h - Missa Crioula
20h - Ronda Crioula pela Rádio Sideral
18/09 – Segunda-feira
21h - Reis do Fandango
23h - Show com Os Mateadores
19/09 – Terça-feira
19h - Apresentações artísticas dos CTGs Getúlio Vargas e Tropilha Crioula
21h – Show com Walter Moraes
23h - Show com Vento Negro
20/09 – Quarta-feira
14h - Desfile farroupilha
16h30min - Encerramento com extinção da Chama Crioula
