A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiranga do Sul vai realizar uma palestra sobre os malefícios do cigarro para os jovens do Colégio Ipiranga. A ação faz parte das atividades do Dia Mundial Sem Tabaco, que foi comemorado em 31 de maio. A palestra será no dia 29 de junho, às 10h30, e aberta à comunidade.
O objetivo é alertar os jovens com idade entre 15 e 18 anos sobre as consequências do tabagismo para a saúde, como câncer de pulmão, infecções respiratórias, úlceras gastrointestinais, impotência sexual e infertilidade. A farmacêutica da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipiranga do Sul, Paula Caroline Camargo, que coordena a ação, diz que tem percebido um aumento no consumo de cigarro eletrônico entre os estudantes.
Segundo uma pesquisa do Estado de 2019, 20% dos jovens entre 18 e 24 anos usam cigarro eletrônico, mesmo sendo proibido. Na população em geral, esse índice é de 7%.
Paula também informa que o município oferece um programa para ajudar as pessoas a pararem de fumar. O programa conta com atendimento médico e medicação que reduz os sintomas de abstinência. Ela afirma que 90% das pessoas que concluíram o tratamento conseguiram largar o vício.
Os interessados em participar do programa devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde. O município tem o levantamento de 121 fumantes, mas acredita que esse número possa ser maior.
Comments