top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9º Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários ocorrerá em julho, em Garibaldi/RS

Nos dias, 16 e 17 de julho, será realizado o 9º ENBOV (Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários), na Faculdade Fisul, localizada no centro de Garibaldi/RS. O evento é promovido pela Voluntersul (Associação de Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul) e a Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, com o intuito de reunir bombeiros voluntários, municipais, particulares, de empresas privadas e públicas e parceiros voluntários para discutir temas políticos, jurídicos e técnico-profissionais. A Prefeitura Municipal de Garibaldi, a ABVESC (Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina) e a CONABOV (Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários) são os órgãos apoiadores do encontro.


O presidente dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Jaime Mendanha, conta que o 9° ENBOV servirá para atualizar assuntos de Emergência em nível mundial, dando uma boa resposta à sociedade civil e proporcionando troca de informações entre os bombeiros, simpatizantes da área e entidades participantes.

O objetivo deste encontro é compartilhar conhecimento a todos os interessados, mas principalmente à nossa família de bombeiros voluntários, para que prossigam realizando um belo trabalho, cada um na sua região do país - ressalta.

Dentre os objetivos específicos do evento está a integração dos bombeiros para proteção dos habitantes de seus municípios; a conscientização dos profissionais em relação ao cumprimento das legislações Federais, Estaduais e Municipais; a integração dos Prefeitos Municipais, Vereadores e Organizações Não Governamentais com as Associações de Bombeiros Voluntários dos Estados participantes; a integração dos Senadores, Deputados Federais e Estaduais, representantes das Comissões de Constituição e Justiça na busca da Valorização dos Bombeiros Voluntários, a exemplo das atividades já desenvolvidas no Chile, Argentina e Paraguai; a integração dos representantes das Forças Armadas no assunto expansão do voluntariado no serviço militar alternativo, a exemplo do que ocorre na Alemanha; além da oportunidade de disseminação de novos conhecimentos técnicos no campo do aperfeiçoamento profissional com a participação das universidades.

As expectativas para 9º ENBOV são as melhores possíveis, pretendemos reunir cerca de mil bombeiros (as) e apoiadores da causa voluntária em um espaço que visa fomentar o modelo preconizado, mas também ser um ambiente de aprimoramento técnico e confraternização dos participantes” destaca o presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa.
Temos muito a agradecer ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi que aceitou ser o anfitrião deste grande evento, a comissão organizadora, aos palestrantes que estarão participando de forma voluntária, e de uma forma muito especial aos patrocinadores do evento, que estão viabilizando a realização - completa.

PROGRAMAÇÃO


No sábado, 16 de julho, durante o dia, serão apresentadas palestras técnicas sobre temas de emergência e motivacionais, as quais serão ministradas por profissionais regionais, nacionais e internacionais. Dentre eles, o gaúcho Tiago Linck e demais palestrantes de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Portugal e Venezuela. À noite, ocorrerá o jantar “Confraria dos Bombeiros Voluntários”.


Já no domingo, 17 de julho, serão realizados workshops para aprofundar o conhecimento técnico dos bombeiros voluntários, o curso “Controle de Hemorragias / Stop The Bleed” com certificação internacional pelo American College of Surgeons e também o Desafio Nacional de Bombeiros Voluntários, exclusivo para os associados da Voluntersul ou da Conabov, com o objetivo de integrar e estimular a camaradagem por meio da realização de diversos obstáculos para que os participantes demonstrem as suas capacidades técnicas.


O 9º ENBOV também contará com um espaço destinado para a apresentação, exposição e comercialização de novas tecnologias, vestuário, equipamentos, serviços e produtos da área de Emergência, possibilitando a divulgação de novos produtos aos bombeiros voluntários e aos gestores institucionais presentes.

Fonte: Revista Emergência

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page