ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

2ª edição da Feira da Saúde acontece no sábado (09) em Erebango


No próximo sábado, 9, acontece a segunda edição da Feira Municipal da Saúde, em Erebango. O evento, que terá início às 9h e prossegue até às 17h, será promovido pela prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social. O objetivo é reforçar o cuidado na prevenção e melhoria da qualidade de vida dos munícipes.


Para tanto, diversos serviços serão ofertados à população, tais como: atendimentos da equipe de Enfermagem – testes rápidos de glicemia, para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite C e covid-19 - às pessoas que apresentarem sintomas - além de verificação de pressão arterial.


Imunização

Na oportunidade, os erebanguenses poderão, ainda, se vacinar contra a covid – primeira, segunda e terceira dose, além da quarta aplicação para os que já estiverem aptos a recebê-la. Do mesmo modo, será disponibilizada a vacina contra a gripe – Influenza – aos idosos.


Serviços de Medicina e Odontologia

O setor odontológico da Unidade Básica de Saúde – UBS - também marcará presença no evento, com avaliações da saúde bucal e cadastro inicial para confecção de próteses dentárias pelo município.


Já a equipe médica fará um trabalho informativo, especialmente com foco no combate ao câncer e ao diabetes, devido ao aumento expressivo de diagnósticos após o momento mais crítico da pandemia.


Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia e Nutrição

No setor de Fisioterapia, haverá demonstração de aparelhos e exercícios para a coluna.

A Fonoaudiologia, por sua vez, irá trabalhar os cuidados da voz, tendo em vista que, em 16/04 é celebrado o Dia Mundial da Voz.


Os atendimentos da equipe da Farmácia terão um olhar diferenciado para a saúde da pele, momento em que será feito o cadastro para aquisição de protetor solar aos agricultores, além de orientações sobre o descarte correto e uso racional dos medicamentos, atendimento relativos aos processos do Estado para aquisição de medicamentos, divulgação da Relação Municipal dos Medicamentos – Remume e da Farmácia Solidária.


Já as agentes comunitárias de saúde, que atuam na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, estarão no local para conversar com a população e fazer a atualização dos dados cadastrais.


O serviço de Nutrição do município fará orientações sobre o Guia Alimentar e os 10 passos da alimentação saudável, com foco no Programa Proteja - relacionado a prevenção e atenção à obesidade infantil.


Outros serviços voltados ao bem-estar
  • A Academia e Pilates 237 irá ofertar acessórios e aparelhos que estimulam o fortalecimento, equilíbrio, potência, flexibilidade, resistência, além de conceder dicas sobre exercícios aeróbicos.

  • Em parceria com a Brutalize Bikes, haverá treino e às 14h, um alongamento em grupo.

  • Com a preocupação em propiciar mais qualidade de vida por meio do cuidado da visão dos munícipes, a Clínica de Olhos Erechim irá oferecer testes de acuidade visual.

  • A Plena Centro Auditivo disponibilizará estrutura com triagem – das 9h às 13h30 e orientações a respeito da saúde geral do ouvido.

  • O Studio Belíssima Hair disponibilizará aos visitantes os trabalhos de ventosaterapia e auriculoterapia.

  • A Assistência Social fará a divulgação de todos os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social - Cras, panfletos sobre o Cadastro Único, Auxílio Brasil e Tarifa Social. Também serão concedidas orientações e encaminhamentos de Certidão de Nascimento e RG.

  • Os integrantes da Casa do Artesão - entidade que está em processo de organização – já confirmaram presença no evento e estarão expondo seus trabalhos.

  • A Emater fará orientações sobre políticas públicas e plantas bioativas.

  • A Pastoral da Saúde, retomando suas atividades, irá produzir para a feira, cristais de gengibre, pomada de calêndula e xarope de abacaxi para comercialização.

  • O Hemopasso irá explicar sobre os processos que envolvem doação de sangue e medula óssea.

  • Atendimentos da ATMA Terapias Integrativas e Reiki.

  • Atendimentos de Terapia Holística – com Nilva Marcante, que irá ofertar relaxamento e realinhamento de chakras.

Para o turno da tarde, a partir das 14h, está programado o Show de Talentos locais e NeneLive.


A comunidade está convidada, ainda, para uma mateada na parte externa do Salão, com cortesia de erva-mate e água.

VEJA TAMBÉM