top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13º BPM de Erechim completa 46 anos


A história da Brigada Militar remonta ao ano de 1924, quando as guarnições da Brigada Militar no Alto-Uruguai passaram a ter um maior grau de permanência na região, diferentemente do que acontecia até então, pois a realidade era de grupamentos transitórios que patrulhavam eventualmente os vilarejos, que em sua maioria, começavam a surgir às margens da ferrovia que chegava até Marcelino Ramos, finalizada em 1910.


E foi assim até o ano de 1969, quando as guarnições do 3º RPMon executavam o policiamento ostensivo no norte gaúcho, sendo que em 1º de julho de 1970, com a criação da Companhia Independente, ocorreu o desmembramento da unidade mãe e a fração passou a ter relativa autonomia. Nesse período chega em Erechim o então Major Cecílio dos Santos, que fez um esforço hercúleo junto à sociedade local e regional, havendo uma forte mobilização da comunidade, resultando na transformação em batalhão no dia 13 de agosto de 1974, à época com 18 Municípios, que correspondem ao número de castelinhos que estão no brasão do OPM.


Importante ressaltar que a história do 13º BPM está intimamente ligada à cidade de Passo Fundo, visto que, além de ser oriundo do Regimento, existe outra coincidência, pois a data de criação do Comando de Policiamento da Área/3 (CPA/3), o qual originou o CRPO/PLANALTO, é exatamente a mesma do nosso OPM. Em novembro do mesmo ano, o Cmt Cecílio foi promovido, entretanto, o destino ceifou a vida do já Tenente Coronel no mês de janeiro de 1975, motivo pelo qual após 13 anos, mais exatamente em 1988, ele teve o máximo reconhecimento pela sua história na Corporação, sendo elevado a condição de Patrono do 13º BPM.


Atualmente o 13º BPM possui 37 Municípios na sua Área de Ação, aplicando o ferramental tecnológico moderno, através do Programa SENTINELA, com previsão de atingir 68 pontos de monitoramento e o total de 202 câmeras de captura de imagens até o final do ano, presente nas proximidades de todas as escolas municipais e estaduais de Erechim, com perfeita cobertura pelo sistema.


Já o Programa NOVO RUMO, com o emprego de GPS para desenvolver o georreferenciamento, abrange no momento um total de 15 Municípios, 6.336 propriedades e 3.818 quilômetros de estradas lançados no banco de dados do mencionado programa, destas, 1.134 propriedades e 554 Km pertencem a Erechim, com produção de 525 placas de participação no programa nesse primeiro lote, as quais passaram a ser distribuídas aos produtores e moradores rurais no dia 06 de agosto deste ano. Imprescindível assinalarmos a integração com os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, juntamente com o Ministério Público do RS e demais órgãos públicos das diversas searas, ressaltando que o sucesso do 13º BPM também passa, necessariamente, pela atuação conjugada com a Polícia Civil, deixando evidente para a sociedade e, principalmente, para os criminosos, que no Alto Uruguai as duas polícias trabalham juntas e unindo esforços diuturnamente na região.


Igualmente indispensável mencionar a participação do CONSEPRO de Erechim e das demais 36 cidades do Batalhão, como gestor dos recursos provenientes de convênios com os demais órgãos públicos e doações da iniciativa privada, a fim de complementarem o investimento estatal na Brigada Militar, sendo fundamental na continuidade da prestação de serviço pelo 13º BPM.


Outras entidades também contribuem para o sucesso do OPM como CDL, SINDILOJA, ACCIE, UNINDUSTRIA, Sindicato Rural de Erechim (empregadores) e uma infinidade de empresas, assim consignamos aqui nossos agradecimentos também. Nessa linha de pensamento, seguem nossas congratulações pelo apoio da Imprensa e plataformas virtuais autônomas, na divulgação das ações do 13º BPM, bem como de todas as atividades da Brigada Militar e a ampla difusão do dedicado trabalho dos policiais militares, circunstância que se caracteriza como fator de motivação e incentivo aos nossos colaboradores.


Registramos que o 13º BPM é um órgão policial militar de sucesso pelo profissionalismo do seu Efetivo, tanto os Atuais como os Ex-integrantes do Batalhão, associado à intensa participação de todos os setores da Comunidade e combinado com o constante apoio do escalão superior da Brigada Militar, situação comprovada pelos resultados dos últimos seis meses. Dessa forma, com a presença histórica e marcante de 46 anos do “Guardião do AltoUruguai” nesta data, afirmamos que embora o 13º BPM seja o aniversariante, os homenageados são os seus Policiais Militares e o presente é entregue à Comunidade, materializado através dos baixos índices de criminalidade e a elevada produtividade do Batalhão.

VEJA TAMBÉM

bottom of page