Autoridades militares e civis foram homenageadas durante o evento, que destacou o papel do batalhão na segurança e desenvolvimento da região
Nesta terça-feira (13/08), foi realizada uma solenidade em comemoração ao 50º aniversário do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Erechim. Durante a cerimônia, autoridades militares e civis foram agraciadas com a comenda do 13º BPM, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição.
Até 1969, a região de Erechim contava com guarnições da Brigada Militar subordinadas ao 3º Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo, que era responsável pela manutenção da ordem pública em grande parte da região norte do Rio Grande do Sul. Em 1970, o então Governador do Estado, Coronel de Polícia Militar Walter Peracchi de Barcellos, criou em Erechim a 1ª Companhia de Polícia Militar Independente, que passou a cuidar da segurança no Alto Uruguai.
Quatro anos depois, em 13 de agosto de 1974, essa companhia foi transformada no 13º Batalhão de Polícia Militar. Em 1988, em homenagem ao primeiro comandante da unidade, o então Major Cecílio dos Santos, o 13º BPM recebeu a denominação histórica de "Batalhão Tenente Coronel Cecílio".
Reconhecido como uma instituição de destaque no cenário estadual, o 13º BPM, ao atingir seu cinquentenário, é visto como referência em ações e programas que servem de exemplo para outros batalhões da Brigada Militar e de todo o país. O batalhão é elogiado por sua busca contínua em auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e segura.
A combinação de ações de grande magnitude, a dedicação e o profissionalismo do efetivo do 13º BPM, aliados à confiança, apoio e parceria dos poderes constituídos e da sociedade em geral, solidificam o Batalhão Tenente Coronel Cecílio como um verdadeiro patrimônio da Comunidade do Alto Uruguai Gaúcho, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento regional.
Comments