top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[ÁUDIO] Cededica e Desafio FC promovem ação solidária neste sábado, dia 26, em Getúlio Vargas para apoiar jovens (Escuta Aqui | 24/10/2024)

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 25 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Evento de venda de cachorro-quente visa angariar fundos para programas de inclusão, formação e apoio a adolescentes da região

Em parceria para promover inclusão e apoio a adolescentes, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Getúlio Vargas (Cededica) e o Desafio FC realizarão uma ação solidária de venda de cachorro-quente neste sábado, dia 26. Os recursos arrecadados serão utilizados para manter atividades de formação esportiva e social com jovens da região. A ação foi divulgada pelos representantes das entidades, Leandro Sosmaier, do Desafio FC, e Sergio Sana, presidente do Cededica, em entrevista à Rádio Sideral.

A parceria entre as duas organizações surgiu da necessidade de ampliar o alcance dos projetos com jovens em situação de vulnerabilidade social. “Queremos que eles estejam envolvidos com atividades que são produtivas. O esporte é algo fantástico nesse meio”, destacou Leandro Sosmaier. Ele acredita que o esporte, além de desenvolver habilidades técnicas, é uma forma de os jovens aprenderem sobre disciplina, trabalho em equipe e superação de obstáculos, sendo uma via de inclusão e prevenção. “O futebol, por exemplo, ajuda muito, tanto no aspecto físico quanto psicológico, trabalhando com eles não só no esporte, mas na vida”, disse Sosmaier.

O Cededica, que atua com jovens entre 12 e 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, adaptou seus programas para oferecer cursos profissionalizantes. “Hoje, em vez de horas de serviço comunitário, que muitas vezes não são cumpridas de forma eficaz, oferecemos cursos que ensinam uma profissão”, explicou Sergio Sana, presidente da entidade. Entre as formações oferecidas estão cursos de mecânica, montagem de móveis, maquiagem e rotinas administrativas, que visam fornecer oportunidades reais de trabalho para os jovens. “É gratificante ver esses adolescentes em situação de risco mudarem de vida e começarem a trabalhar naquilo que aprenderam com a gente”, reforçou Sana.

A venda de cachorro-quente foi organizada como uma alternativa para cobrir despesas do projeto que não são financiadas por fundos governamentais. “Esse tipo de ação é fundamental para mantermos a entidade viva”, ressaltou Sana, mencionando o apoio de doações privadas e a venda de fichas como recursos extras. A contribuição para o evento será de R$ 12 por unidade, e o lanche poderá ser retirado entre 11h e 13h no Centro de Convivência Natalício José Botolli, com fichas à venda antecipadamente e também disponíveis no local.

Para Sosmaier, o evento também é uma forma de envolver a comunidade, que tem abraçado o projeto ao longo dos anos. Ele reforça que os interessados em adquirir fichas podem fazer reservas pelo WhatsApp nos números (54) 99189-5121 e (54) 98100-9102. Sana complementou, lembrando que quem desejar contribuir com o Cededica através de deduções de Imposto de Renda também pode consultar seus contadores para direcionar parte do valor para o fundo municipal de apoio a projetos de crianças e adolescentes.

Os representantes das entidades, em agradecimento ao apoio recebido, destacaram que o evento é uma oportunidade de levar a toda a comunidade de Getúlio Vargas os resultados dos projetos que, segundo Sosmaier, visam “não só tratar o problema, mas prevenir e criar oportunidades, garantindo que esses jovens tenham um futuro melhor”.

  • Ouça a entrevista


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page