O Governo do Estado deliberou para a região de Erechim (RS16), a bandeira vermelha no mapa da 14ª rodada do modelo de distanciamento controlado; Mario Luiz Ceron, presidente da AMAU falou ao programa Olho Vivo nesta quarta-feira (12)
As lideranças locais e regionais entendem que os indicadores da R16 poderiam nos manter na bandeira laranja (médio risco), considerando que no universo de 34 municípios, aproximadamente 240 mil habitantes à apenas 210 casos ativos, uma taxa de recuperação de 91,22% e, ainda não utilizamos em momento algum 50% da capacidade instalada no âmbito dos hospitais que possuem ala COVID-19, (Fundação Hospitalar Santa Terezinha e Hospital de Caridade). Também, neste universo temos 23 municípios que não apresentaram nenhuma internação e óbito nos últimos 14 dias.
Fase a este conjunto de dados acreditamos que a região tinha elementos suficientes para permanecer na classificação de médio risco, porém, o modelo de distanciamento controlado, entendeu que a Macro Região Norte (Passo Fundo, Erechim e Palmeiras das Missões) devem ficar classificadas, por segurança na bandeira vermelha.
Os prefeitos aguardaram o novo decreto do Governo do Estado para avaliação e futuras deliberações. Paralelo a isso, o Comitê Regional e a assessoria jurídica da AMAU estão questionando alguns indicadores e mantiveram permanente interlocução nesta terça-feira, 11, com o Gabinete de Crise do Estado no sentido de buscar o entendimento com relação a cor da bandeira e o grau de risco. Neste sentido foi encaminhado documentação comprobatória e estamos aguardando posicionamento do Governo do Estado.
Comments