23 de jun de 2022

Áudio do VAR; árbitro justifica pênalti para o Inter contra o Botafogo: 'Se a bola passa, seria gol'

A CBF divulgou, nesta quarta-feira, os áudios da cabine do VAR dos lances da vitória do Botafogo sobre o Internacional. Entre eles, claro, a conversa entre Sávio Pereira Sampaio, árbitro de campo, e Rafael Traci, responsável pelo árbitro de vídeo, na marcação do pênalti logo aos dois minutos de campo e a consequente expulsão de Philipe Sampaio.


 
No lance, Alan Patrick finalizou após chegar livre na área. A bola bateu no peito do zagueiro do Botafogo e depois resvalou no braço. Inicialmente, Sávio Pereira marcou escanteio, mas foi chamado por Traci para a revisão no VAR.

Em pouco menos de dois minutos de conversa, os dois chegam à conclusão de que Philipe usou a mão para tirar a finalização de Alan Patrick da direção do gol. Como Gatito Fernández já estava fora da jogada, o pênalti foi marcado, e o defensor foi expulso.

O Botafogo, mesmo com um a menos e com 2 a 0 desfavorável no placar, conseguiu virar a partida. O gol da vitória foi marcado por Hugo aos 55 minutos do segundo tempo.

DIALÓGO NA CABINE DO VAR

Traci: Recomendo a revisão por possível pênalti
 
Sávio: Cheguei aqui (na cabine do VAR)
 
Traci: Vou te soltar (a imagem)... Ela (bola) bate no peito e depois no braço do jogador (Sampaio), não tem ninguém atrás
 
Sávio: Só tem esse ângulo?
 
Sávio: Ela (bola) tem mudança drástica de direção?
 
Traci: Vou soltar a de trás (imagem)
 
Sávio: Se ela continua depois do peito ela vai para a meta, certo? Essa câmera é boa...
 
Traci: Velocidade normal, normal agora
 
Sávio: Outra vez normal (a velocidade), por favor... Qual o nome do jogador? Se ela (bola) passa seria gol, correto?
 
Traci: Exato
 
Sávio: Ok, vou voltar com tiro penal e impedir uma oportunidade clara de gol
 
Traci: Ok

Fonte: Lance!