SOBRE

Um passo a frente em comunicação

O Grupo

Sideral

O Grupo Sideral de Rádios está sediado na cidade de Getúlio Vargas, no norte do Rio Grande do Sul, e é composto por três emissoras:

* Sideral FM – 93.1

* Estação FM – 103.1

* 98 FM – 98.1.

Com propostas distintas e públicos diferenciados, as rádios cumprem o papel de informar, entreter e promover debates relevantes à comunidade e, também, o Grupo cumpre o papel de gerador de conteúdo nas mais diversas plataformas. 

O rádio deixou de ser um veículo de comunicação analógico e está se adaptando às novas formas de produção e divulgação de conteúdo. O bom e velho parceiro dos trabalhadores do interior, que veem nos locutores figuras amigas, ainda existe. Porém, os limites das ondas eletromagnéticas foram transpassados e, agora, o rádio é digital e está em qualquer lugar do mundo, onde é que o público vá.

Somos companhia no carro, em casa, no trabalho, no computador, celular, nas redes sociais…

Estamos onde você está, pois o perfil de ouvintes mudou e nós precisamos acompanhar essa mudança.

A história da Rádio Sideral tem início no ano de 1969, quando um grupo de amigos monta sociedade para abrir uma emissora de rádio.

Depois de inúmeros esforços, em 11 de março de 1970 foi ao ar pela primeira vez o som da emissora.

A primeira sede foi no Cine Teatro Vera Cruz, localizado na rua Erechim n° 358 (atual rua Irmão Gabriel Leão), até 1974.

Em alguns programas, os artistas se apresentavam ao vivo, no estúdio. Na década de 1980 chegam às cartucheiras para gravação de comerciais, que até então, eram ao vivo, de modo precário, sem efeitos e com pouca qualidade.

A partir de 31 de agosto de 1983 a Sideral integra a Rede Liderança de Emissoras, do Grupo Relider, de Santa Maria.

Em maio de 1996, os estúdios da emissora estabelecida na rua Irmão Gabriel Leão, são transferidos para a rua Pedro Toniollo 529, segundo andar.  

A partir do dia 26 de julho de 2005, passa a operar em nova freqüência, 700 KHZ.

Ainda em 2005, no mês de setembro a RÁDIO SIDERAL ultrapassou os limites físicos de transmissão por ondas de rádio e passou a transmitir sua programação para o mundo inteiro através da Internet.  

Em outubro de 2007, passou a operar 24 horas.

Em 29 de julho de 2010 foram inaugurados os novos estúdios da emissora com equipamentos de última geração e espaços projetados, dando ainda mais qualidade nos serviços prestados.

Desde 2018 migrou sua programação para o dial FM, operando nos 93,1 FM. Essa migração fez com que a qualidade da transmissão melhorasse significativamente. Concomitante à isso, a potência do sinal foi aumentada fazendo com que a Sideral pudesse chegar a mais lugares. 

98 FM | FM 98.1
Com o intuito de agregar e fortalecer os serviços prestados na área de comunicação no norte do estado do Rio Grande do Sul, a rádio Sideral buscou trazer mais uma opção de entretenimento e informação para os seus ouvintes.

Em 10 de outubro de 2011, na Rua Pedro Toniollo 529, junto às dependências da rádio Sideral AM, entrou em operação a rádio 98 FM.

Com uma proposta de programação diferenciada, preservando as características do radio FM, a seleção musical é voltada aos mais diversos públicos, do pop ao sertanejo, do tradicionalista aos clássicos da música.

A rádio Estação FM, frequência 103.1, veio para servir a comunidade de Estação, bem como também dos municípios próximos. Com a razão social Rádio Gaudério LTDA, assim foi pensada pelo seu fundador, Sr. Arizoli de Bem, no ano de 1998. Já sendo empresário de comunicação na região desde 1984, na Rádio Sideral LTDA de Getúlio Vargas, viu a potencialidade da cidade de Estação e de toda a região, decidindo instalar no município uma emissora FM. Daí veio à ideia de fundar rádio Estação FM.

Dar vida a uma emissora de rádio parece simples, mas não é. Existe a necessidade de aprovação do Governo Federal, dono da frequência e autorizador da permissão do serviço, que concede a outorga de uso de radiofrequência através de licitação, que começou no ano de 1998 e foi até o ano de 2011. No dia 07 de outubro de 2011, foi inaugurada a Rádio Estação FM, na frequência 103,1.

Dada à ideia inicial, de servir a comunidade da região, desde sua fundação a Rádio Estação focou o serviço de rádio no gosto da comunidade, fazendo uma rádio com musical popular, alegre e espontâneo. Nesta linha logo ganhou audiência.

Neste momento percebeu-se a necessidade, em agregar mais serviços a comunidade. Então se impôs a adição de notícias à programação, sendo muito bem aceito na região.

Esta atenção contínua as necessidades da comunidade faz com que a Estação não pare nunca.

Com o mesmo zelo e carinho que o trabalho de comunicação foi feito até agora, a rádio Estação vai sempre focar em ouvir e satisfazer a comunidade. Então projetos de interatividade com o ouvinte e exploração de redes sociais estão sendo tocados, e cada vez mais trarão forma a comunicação local, dando informação, entretenimento e principalmente voz a comunidade de Estação e Região.

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web