ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda fase de vacinação contra gripe começa nesta quinta com novo grupo prioritário

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa a comunidade que a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira, 16 de abril, e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros e motoristas de transportes coletivo ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

As duas categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a Covid-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde. Os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas.

Segundo a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, na primeira etapa da campanha de vacinação foram vacinados 100% dos profissionais de saúde e 85,30% da população idosa do município. Por isso, ela afirma que os idosos que ainda não se vacinaram devem aproveitar essa segunda etapa e se vacinarem. O local da vacinação é no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli, pelo amplo espaço, sem necessidade de aglomerações. A vacinação também está sendo neste local para evitar que idosos e população em geral entre em contato com pessoas que procuram as Unidades Básicas de Saúde para tratar problemas de doença. O horário é das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio dia.

TERCEIRA FASE

.A terceira fase da vacinação contra a gripe ainda inclui: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas; mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com deficiência. Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A primeira fase começou no dia 23 de março e incluiu os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será em 9 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).





VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web