ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RS tem 19 surtos de coronavírus em locais fechados, mostra boletim

São oito surtos a mais do que na semana passada. Cinco pessoas morreram devido à contaminação em empresas, asilos e unidades sócio-educativas

O Rio Grande do Sul tem 19 surtos de Covid-19 associados a locais fechados, segundo levantamento publicado nesta quarta-feira (6) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde.


São casos detectados em indústrias, a maioria frigoríficos, em instituições de longa permanência de idosos, como asilos e casas de repouso, e em uma unidade da Fundação de Assistência Sócio-educativa.


No total, mais de 23 mil pessoas foram expostas a síndromes gripais nestes locais. Cerca de 1,5 mil foram diagnosticados com algum sintoma desse tipo de síndrome, e 143 tiveram teste positivo para coronavírus. Cinco morreram e seis óbitos secundários, ou seja, de pessoas que tiveram contatos com os contaminados nestes locais, foram registrados. As unidades estão localizadas em oito cidades. Confira os números abaixo.



Asilos


Foram quatro surtos notificados dentro dos asilos. Entre moradores e funcionários, 47 casos positivos para coronavírus foram identificados nos locais. Segundo o boletim, 147 residentes e trabalhadores ficaram expostos ao contágio nestes estabelecimentos.


Quatro morreram por Covid-19, um em Passo Fundo e três em Lajeado.


Frigoríficos e outras indústrias


A maior parte dos surtos se concentra na indústria, entre frigoríficos, uma empresa de laticínios e uma unidade cuja área não foi identificada: foram 14 registros, que somam mais de 22 mil trabalhadores expostos. Mais de 2 mil tiveram síndromes gripais e 247 foram contaminados pelo coronavírus.


Um pessoa morreu entre os infectados e outros seis óbitos secundários, ou seja, de pessoas relacionadas aos casos nas indústrias, foram registrados.


Nos últimos dias, os frigoríficos do RS vêm firmando acordos com o Ministério Público do Trabalho, com a implementação de mudanças para evitar a disseminação da doença nas unidades. Em Passo Fundo, a JBS chegou a ser interditada pela Gerência Regional do Trabalho. Por decisão da Justiça, deve retomar a produção no próximo sábado (9).


FASE


Dois internos da FASE de Porto Alegre contraíram coronavírus, conforme o boletim. Dois funcionários da instituição também tiveram testes positivos.


Conforme o CEVS, o surto no local é considerado encerrado, já que não houve novo registro nos últimos 14 dias.


Crescimento em uma semana


O boletim ainda mostra que o número de surtos detectados pela vigilância cresceu na última semana. Do dia 20 de março até 27 de abril, data da atualização anterior, eram 11 surtos, em sete cidades: Passo Fundo, Marau, Lajeado, Garibaldi, Carlos Barbosa, Encantado e Tapejara.


O total de expostos ao vírus somava mais de 16 mil. Confirmados com a doença eram 143, com três falecimentos, dois a menos do que na última semana. O número de óbitos secundários permaneceu o mesmo, seis.

Fonte: G1 RS

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web