ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Municipal pede que população evite aglomerações, use máscara e só saia de casa se necessário

Município irá impor regras mais rígidas e multa para não uso de máscara para evitar aumento de casos de Covid-19

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o novo coronavírus como pandemia, orientações sobre prevenção de saúde e de higiene vêm sendo divulgadas em todos os meios de comunicação ao redor do mundo. Novos hábitos passaram a ser inseridos na rotina das pessoas, estabelecendo regras específicas para evitar a transmissão e o contágio em massa da doença Covid-19. Entre elas estão evitar aglomerações, o uso de máscaras e, quem puder, fique em casa.

Infelizmente, em Getúlio Vargas e várias outras cidades do Estado, o que se vê está na contramão destas orientações: há aglomeração de pessoas em ruas, praças, postos de gasolina, em frente a bares, nos canteiros centrais e realização de confraternizações familiares que não moram na mesma casa e de amigos. Enfim, atitudes que, ao contrário de ajudarem a conter a disseminação do vírus, propiciam a contaminação. É imprescindível manter a distância de 1,5 m entre as pessoas, assim como fazer o uso das máscaras durante todo o tempo em que a pessoa estiver fora de casa.

Getúlio Vargas contabilizou, até essa quarta-feira, 24 de junho, 29 casos de Covid-19, sendo que destes, 20 já estão recuperados. Porém, como se percebeu um aumento dos casos nos últimos dias, o Governo Municipal conclama toda a população para reforçar as medidas de higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, especialmente em filas de lotéricas, bancos, lojas do comércio, praças e vias públicas.

Outro alerta do prefeito Mauricio Soligo é para o fato de que se aumentar muito o número de casos confirmados e as hospitalizações, especialmente em UTIs, toda a região do Alto Uruguai poderá entrar em bandeira vermelha, o que provoca o fechamento de todo o comércio não essencial e restrição de trabalhadores nas indústrias, com redução da produção; e restaurantes e lancherias só poderão funcionar com sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve, entre outras restrições.

MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA

Em reunião online realizada na tarde desta quarta-feira, 24, o Comitê de Atenção ao Covid-19 solicitou ao prefeito Mauricio Soligo a instituição de multa para empresas que permitirem a entrada de pessoas sem máscara em seus estabelecimentos comerciais e também para as pessoas que andarem na rua sem máscara, assim como a fixação de horário de fechamento de bares e restaurantes à noite: de segunda a quinta-feira, às 22h, e de sexta-feira a domingo, às 24h. O estabelecimento dessas multas deverá passar por aprovação dos vereadores na próxima reunião da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, dia 2 de junho.

O Comitê de Atenção ao Covid-19 é integrado por representantes do Gabinete do Prefeito, das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Educação, Cultura e Desporto e Desenvolvimento Econômico, Hospital São Roque, Universidade Unideau, ACIAS e CDL, que tem como atribuições assessorar a Administração Municipal nas ações a serem tomadas para contenção do Covid-19, bem como atuar rapidamente para apurar e controlar as informações, expedir instruções técnicas, orientações e regulamentações concernentes à prevenção da Covid-19. Também participou desta última reunião do Comitê o comandante da 3ª Cia da Brigada Militar de Getúlio Vargas, Capitão Ailton César Trindade.

AÇÕES DE COMBATE À COVID 19

Desde o início da pandemia, a Administração Municipal realizou várias ações de combate à Covid-19, mas precisa que todos se engajem nas medidas individuais de proteção, porque se estiverem se protegendo, estarão protegendo sua família e a comunidade. Acompanhe as ações implementadas:

- Capacitações a todos os profissionais de saúde.

- Criação do COE Municipal e Comitê de Atenção ao Covid-19.

- Elaboração do Plano de Contingência, que norteia todos os fluxos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde do município.

- Implantação do preenchimento dos termos de declaração, termo de consentimento livre e esclarecido e termo de notificação de isolamento;

- Implantada a tele consulta de enfermagem e médica, a fim de avaliar e monitorar os pacientes com síndromes gripais, problemas respiratórios e contactantes a cada 24, 48 horas, ou conforme a necessidade.

- Estruturação da UBS Santo André para atendimento exclusivo à Covid-19.

- Afastamento de servidores do grupo de risco.

- Aquisição de EPIs para todos os servidores da saúde, conforme normativa.

- Aquisição de máscaras a todos os servidores da Prefeitura Municipal.

- Aquisição de EPIs aos profissionais do SAMU.

- Aquisição de termômetros específicos para verificação da temperatura dos pacientes.

- Aquisição de testes rápidos IGG e testes IGM e IGG.

- Atualizações diárias do Boletim Epidemiológico (casos em isolamento, assintomáticos, sintomáticos, positivos e negativos).

- Informações atualizadas nas páginas oficiais do município.

- Realização de vistoriais, com o objetivo de orientar, sendo realizado pela Vigilância Sanitária e Fiscais para todas as indústrias, empresas, estabelecimentos comerciais, restaurantes e lancherias.

- Inspeções diárias aos estabelecimentos comerciais.

- Realização de 95 termos de notificações. Realização de termos circunstanciados pela Brigada Militar em fiscalização em conjunto com o município.

- Fechamento de estabelecimentos comerciais não autorizados a funcionar, como casas noturnas.

- Notificações ao Ministério Público por descumprimento de isolamento.

- Reestruturação da Vigilância Epidemiológica;

- Monitoramento diário dos casos pela Vigilância Epidemiológica.

- Criação e atuação de um grupo de fiscalização para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

- Criação e atuação de uma equipe de avaliação, monitoramento e fiscalização dos pacientes em isolamento.

- Fechamento do Parque Municipal das Águas, Ginásio Municipal, Centro Esportivo e Recreativo Municipal (antigo Sesi);

- Desinfecção de espaços públicos, bocas de lobo e veículos da saúde.

- Desinfecção interna das UBS.

- Realização de aproximadamente 170 testes rápidos, seguindo os protocolos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

- Elaboração de Plano de Contingência para educação, para quando for permitida a retomada das aulas.

- Inclusão de profissionais da educação no COE municipal, para avaliar e aprovar os Planos de Contingência das escolas municipais, estaduais e privadas.

- Transporte de coletas dos exames RT-PCR ao Laboratório Lacen, em Porto Alegre.

- Reestruturação dos atendimentos e procedimentos das Unidades Básicas de Saúde para reduzir o número de pacientes dos grupos de risco.

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web