ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo Federal divulga orientações para frigoríficos contra a Covid-19

Na região norte do RS, há registro de surtos em, pelo menos, duas indústrias desse tipo

Nesta semana, o Governo Federal divulgou um manual com orientações para frigoríficos durante esse momento de pandemia do coronavírus. Essas recomendações destacam formas de como prevenir o contágio do vírus nos ambientes de trabalho e, assim, manter a normalidade do abastecimento alimentar e a manutenção dos empregos, como explica o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guilherme Leal.


Elas têm o objetivo de padronizar as ações que as empresas, os frigoríficos, devem seguir para ter o cuidado necessário para prevenir a disseminação da Covid-19 dentro de suas plantas frigoríficas, de suas atividades. Isso tem o objetivo de garantir a continuidade do funcionamento dessas empresas que são importantes para o abastecimento de alimentos no país”.


O documento apresenta mais de 70 medidas como distanciamento de dois metros entre cada funcionário na linha de produção, entrada no estabelecimento somente com máscara de proteção facial, proibição do compartilhamento de copos, pratos e talheres não higienizados, entre outras. Tudo isso com o objetivo de dar mais segurança ao trabalhador, como afirma o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal.


O documento é focado na segurança do colaborador. Isso é importante porque estamos falando de pessoas que estão, geralmente, em municípios pequenos e médios. Elas têm o seu trabalho nos frigoríficos e voltam todos os dias para suas casas e ficam com seus familiares. A parte de higienização dos alimento já é rotina dentro da planta frigorífica. Então isso é um trabalho que já é feito. Está aqui ressaltado mas já é uma rotina”.


Especificamente em relação às exigências de Segurança e Saúde no Trabalho, ressalta-se que as medidas adotadas não significam qualquer supressão ou autorização para o descumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. As orientações foram elaboradas em conjunto entre os Ministérios da Saúde, Economia e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O documento pode ser acessado online.

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web