ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já começou


Caminhoneiros e agentes portuários estão no grupo prioritário

Caminhoneiros e trabalhadores portuários de todo o Brasil entram como grupo prioritário na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 16 de abril. Serão distribuídos 2 milhões de doses da vacina para todo o país. Esses trabalhadores podem se vacinar em qualquer parte do país, independentemente do município e do estado em que residem.


A essas duas categorias se juntam motoristas de transporte coletivo, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento e povos indígenas.


O Ministério da Infraestrutura solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dessas categorias, que atuam em atividades essenciais ou ações de prevenção e combate à Covid-19. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explica.


“Essa vacinação será feita nos postos de saúde, incluindo as cidades portuárias. E o caminhoneiro poderá se vacinar em qualquer posto de saúde do Brasil, se identificando por meio da carteira de trabalho, carteira do sindicato, da cooperativa ou de seu registro de transportador de cargas. Também pode apresentar carteira de habilitação C, D e E”.

Segundo o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o objetivo é atender quase que a totalidade desses grupos durante a campanha de vacinação.


“A meta é atender, pelo menos, 90% de todo esse público prioritário em todas as fases da campanha”.


O Ministério da Saúde lembra que a vacina contra Influenza não age contra a Covid-19, mas protege contra os três tipos de gripe mais comuns registradas no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Dessa forma, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico do coronavírus, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe.


Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, Graciele Possenti, na primeira etapa da campanha de vacinação foram vacinados 100% dos profissionais de saúde e 85,30% da população idosa do município. Ppor isso, ela afirma que os idosos que ainda não se vacinaram devem aproveitar essa segunda etapa e se vacinarem. O local da vacinação é no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli, pelo amplo espaço, sem necessidade de aglomerações. A vacinação também está sendo neste local para evitar que idosos e população em geral entre em contato com pessoas que procuram as unidades básicas de saúde para tratar problemas de doença. O horário é das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio dia.

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web