NOTÍCIAS VOLTAR

Vacinação contra gripe em Getúlio Vargas está abaixo do esperado

Secretaria Municipal da Saúde conclama população que está no grupo de risco a ir a uma UBS fazer a vacina

18/05/2017 16:51:00
  gripe; vacinação; getúlio vargas; 2017

A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, Graciele Débora Possenti, afirmou que a procura  pela vacina da gripe está abaixo do esperado no município. A campanha começou na segunda quinzena de abril e mesmo com o Dia D realizado no último sábado, dia 13, a procura está sendo baixa pelas pessoas que fazem parte do público-alvo, que inclui gestantes, idosos, crianças, índios, profissionais da saúde, doentes crônicos, além de professores.

Uma das razões para a baixa procura, segundo a secretária, é que esse ano os casos estão mais brandos em comparação com o ano passado, quando foram registradas mortes em decorrência da doença. Mas Graciele ressalta que, mesmo assim, a vacinação é fundamental. "Ano passado foi um pânico e esse ano está mais brando. Mas, quanto mais cedo a pessoa procurar a vacina, mais cedo ela vai estar imunizada. Se ela deixar mais para frente, maior o risco de chegar no inverno sem a imunização", destaca. Além disso, é necessário cumprir a meta de imunização dos grupos de risco para que a vacina possa ser oferecida à população em geral.

 

Influenza

Segundo a Secretaria de Saúde, a gripe é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz e, com isso, provocar a transmissão.