NOTÍCIAS VOLTAR

Professores participam do 1º Encontro Pedagógico de 2017

Educadores refletem sobre a construção dos saberes e fazeres

16/02/2017 11:51:00
  educação; getúlio vargas; volta às aulas; 2017

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, responsável por todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Getúlio Vargas, organizou o 1º Encontro Pedagógico para formação inicial do ano letivo de 2017. Mais de 140 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram do evento realizado no Salão de Atos do Centro Administrativo Municipal, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, durante toda a manhã.

Na pauta do encontro estavam uma reflexão inicial com o Pe. Agostinho Dirs; apresentação dos professores novos – contratos emergenciais -, explanação sobre as férias;  trabalhos em grupo sobre o Planejamento Participativo e Estratégico; e avisos gerais, como calendário de eventos do município e Revista Saberes e Fazeres Educativos, cujo prazo para entrega do material ficou estabelecido em 31 de março. Finalizando, foi realizada uma avaliação do encontro, com apresentação da temática do Fórum de Educação e sobre o registro dos pontos de vista, que poderão fazer parte da Revista Saberes e Fazeres Educativos deste ano.

A abertura foi feita pela secretária da SMECD, Sandra Betiatto, que deu as boas-vindas e desejou um ótimo ano de muito aprendizado a todos. Também participou da abertura dos trabalhos o vice-prefeito Elgido Pasa, que falou sobre o desafio da educação nos tempos atuais. Ele afirmou que a Administração Municipal quer valorizar cada vez mais a Educação e colocou-se à disposição dos professores e direções para ouvi-los e buscar soluções para os problemas que poderão surgir ao longo do ano. “Estamos de portas abertas para receber a todos”, finalizou, desejando um ótimo ano letivo para todos os educadores.

Após, os professores se reuniram em grupos onde refletiram sobre a construção dos saberes e fazeres, tendo como base quatro palavras: Ferramentas, Tempos, Espaços e Artífices. Após a apresentação no grande grupo e as discussões, os registros das ações propostas servirão de base para o Planejamento Participativo e Estratégico da rede, a partir dos objetivos estratégicos que são, justamente, as quatro palavras.