NOTÍCIAS VOLTAR

Mulheres se reúnem para formular políticas de saúde em Conferência Municipal

Evento teve como tema principal Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade

18/05/2017 16:49:00
  saúde; mulher; getúlio vargas; conferência;

Aproximadamente 160 mulheres - membros de entidades e movimentos sociais, sindicatos e conselhos de classe, trabalhadoras dos serviços de saúde e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) - participaram da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, realizada pela Prefeitura de Getúlio Vargas, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O evento foi realizado  dia 12 de maio, no Salão de Atos do Centro Administrativo, com o objetivo de formular propostas para a política de saúde da população feminina e, em sua primeira edição, teve como tema principal “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Mauricio Soligo; do Vice-Prefeito Elgido Pasa e sua esposa Adelita Pasa; da secretária municipal de Saúde, Graciele Débora Possenti;  da representante do Poder Legislativo,  vereadora Deliane Assunção Ponzi;  do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodolfo José Rodrigues; da Enfermeira da 11ª Coordenadoria de Saúde, Leda Mendes; e da gestora dos contratos da 11ª CRS, Rosicler Picoli Pawlak. A Conferência foi aberta pelo Prefeito Mauricio Soligo que destacou que o município está aberto ao diálogo para as melhorias nos serviços voltados ao público feminino. “Temos uma rede de serviços voltados à saúde da mulher, mas ainda temos muito a avançar. Por isso estamos aqui para debater novas políticas e sair dessa conferência com propostas concretas e valorosas”, afirmou.

Durante a manhã, as participantes assistiram uma explanação das ações da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social Getúlio Vargas e uma palestra com a enfermeira Leda Mendes, sobre “Os diferentes papéis sociais da mulher, somos singulares, mas plurais”. Ainda pela manhã, foi realizada uma atividade pela enfermeira Pamila Oswalde Baranceli.

À tarde, divididas em grupos temáticos debateram e formularam as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual durante a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, prevista para o período de 9 a 11 de junho, em Porto Alegre, em preparatória para a etapa nacional, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, quando serão reunidas propostas de todo o País para contribuir nas melhorias dos serviços do SUS para as mulheres.

A coordenação Geral da 1ª  Conferência Municipal da Saúde das Mulheres foi de Geovana Klosinski Carvalho. O evento também contou com Mostra de Artesanato do Grupo de Terapia Ocupacional – Confraternizando o Saber, da  UBS Navegantes, e Grupo de Terapia Ocupacional, Roda de Croche e Trico, da UBS Santo André.